Contagiados pelo Amor!

domingo, 4 de julho de 2010

BULLYING


Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até há bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias conseqüências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na auto-estima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.


O que é o bullying?

Bullying é quando alguém continua fazendo ou dizendo coisas para ter poder sobre outra pessoa.

Algumas das maneiras de intimidar outras pessoas são de: chamar-lhes nomes, dizer ou escrever coisas desagradáveis sobre eles, deixá-los fora das atividades, não falando com eles, ameaçando-os, fazendo-se sentir desconfortável ou com medo, tendo ou danificar as suas coisas, bater ou chuta-los ou torná-los a fazer coisas que eles não querem fazer.

Realmente, bullying é um comportamento errado, que faz a pessoa sentir medo de ser intimidado ou desconfortável.


A Hora de Falar é Agora. Fale você também.

Os protagonistas do bullying nas escolas são: Os alunos-alvo (que sofrem o bullying), os alunos-autores (que praticam o bullying) e os alunos testemunhas silenciosas (que assistem aos atos de bullying, sem nada fazer).


O bullying não é um fenômeno que ocorre só nas escolas. O corre também, por exemplo no ambiente de trabalho (workplace bullying, ou assédio moral, como vem sendo chamado no Brasil).


Ocorre também através da internet, cada vez com mais freqüência (cyber bullying) ou através do telefone celular (mobile bullying).


Como dentificar o bullying?

As vitimas de bullying em geral apresentam:
Rejeição a escola, pedir para mudar de sala de aula, queda no rendimento escolar, passar a apresentar sinais de somatizações (diarréia, vômitos, dores abdominais, asma, insônia e pesadelos), e problemas emocionais (como tristeza, depressão) ou sociais (como isolamento e não participação em atividades de grupo). Os pais devem estar sempre atentos para a possibilidade do seu filho estar sofrendo bullying. Acompanhar a socialização da criança é tão, ou mais, importante quanto tomar conhecimento do seu aproveitamento escolar. Uma boa dica é convidar para irem à sua casa os colegas da escola.


O primeiro passo para combater o bullying é o reconhecimento pela sociedade, pelos pais e sobretudo pelas escolas de que o bullying existe, é danoso e não pode ser admitido. À escola cabe a responsabilidade maior de envolver todos seus membros na não aceitação do bullying privilegiando a prevenção. Diante de casos ocorridos, à escola compete reunir todos os participantes e as famílias. Os pais e os alunos têm que obrigatoriamente participar.


Vídeo sobre Bullying e Violência Doméstica

3 comentários:

  1. A violência moral causa mais danos do que uma violência física.
    As escolas deveriam controlar isso rigidamente, não permitindo humilhações de nenhum tipo.

    ResponderExcluir
  2. é verdade Hefestos , mas as pessoas não ligam pra essas coisas.
    acham que ninguém tem sentimentos , acho esse tipo de procedimento horrivel e vergonhoso

    ResponderExcluir
  3. Bullying é uma forma de explessão negativa onde a criança ou adulto que a pratica deve ser tratado, por que ele também pode ser uma vitima, em sua forma de explimir isso é agredindo os outros.

    ResponderExcluir

Meu Presente pra você!

O Amor é Solidário,O AMOR É CONTAGIOSO.Vamor encher de amor o seu cantinho. O que esta esperando me leve com você


Tags

[Manual] COMO SER UM VOLUNTÁRIO (1) #transitomaisgentil (1) 20 Dicas Para o Sucesso (1) 25 de Novembro dia do DOADOR DE SANGUE (1) A Alegria Atrai o Amor (3) A colaboração: via de duas mãos (1) Agressão (1) Ama teu próximo como a ti mesmo (1) Amor (1) Apanhar (1) Aprender (1) Arthur Rompendo Limites (1) Ausente (Temporariamente) (1) BULLYING (1) China (1) CLIQUE ALIMENTOS - DEIXE A SOLIDARIEDADE TOCAR VOCÊ (1) Como ajudar as vítimas do terremoto no Haiti (1) Como Ser um Voluntário (1) Consulado Geral do Brasil em Nagoya (1) Copenhage (1) Coragem (1) Criança (1) Crianças Desaparecidas (1) CRIANÇAS NA INTERNET (1) Dedo (1) Deus (1) Dia Internacional do Voluntário - 05 Dezembro (1) DIA MUNDIAL DA SIDA (1) Disque Denúncia (1) Doar órgãos salva vidas (1) Doe para saber (1) Doe sua urina (1) Dormir de Barriga para cima é mais seguro (1) e você? (1) EUVI - © OFICIAL (1) Fechem o acordo (1) Feliz Ano Novo (1) Feliz Natal (1) FELIZ PÁSCOA 2010 (1) Fome (1) Força (1) Gazeta dos Blogueiros (1) Gentileza (1) Gera (1) gesto de amor (1) Gota (1) Haiti e o Mundo (1) Homem Animal (1) Incenriva Estudos (1) Joaquim (2) Ler (1) Levante-se e Faça a Sua Parte (1) Médico (1) Mulher (1) Mulher Consciente - Outubro Rosa (1) Mulheres com HIV são tema de documentário brasileiro (1) Nós Somos o Mundo (1) O AMOR É CONTAGIOSO (2) O Amor é Contagioso (Resenha) (1) O Amor é um Dom Supremo (1) o menino (2) O Mestre e o Escorpião (1) O Mundo que Sonhei (1) O Planeta é Voluntário (1) O que é a Dengue (1) O tesouro da vida (1) O Valor de um Sorriso (1) Oceano (1) Olimpiadas Solidária (1) Operação Sorriso (1) Outubro Rosa (1) Parabéns Mulher pelo seu Dia (1) paz (1) Precisamos de você para reconstruir o Haiti (1) Prêmio Exemplo Voluntário (1) Prosa (1) Repórter fala sobre a realidade Haitiana (1) Salvar Vidas (1) SEMANA BRASIL VOLUNTÁRIO 2009 (1) Sobre o laço cor de rosa leia esta história interessante (1) Solidariedade (3) Solidariedade - LUTO (1) sonho (2) TERAPIA DO SORRISO (1) Trabalho (1) Tragédia no Rio de Janeiro – Como ajudar (1) UM DEFEITO NA MULHER (1) Uma gota a mais de Saúde (1) Unidos (1) Violência (1) Violência Contra Mullher (1) Você pode ajudar o Haiti (1) Voluntariado: uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional (1)

LUTO - Tragédia no Haiti

Pacto pela Cidadania