Contagiados pelo Amor!

domingo, 25 de julho de 2010

Ama teu próximo como a ti mesmo


por Marcello Blaya Perez

Eles nos mostram que próximo é o nosso alter ego. Charles Darwin (1809-1882), na A Origem das Espécies nos ensinou que somos o resultado de uma evolução iniciada com unicelulares, bactérias, e que ao longo de milhões de anos chegamos à etapa presente da evolução. Não é pois surpresa que de uma célula, o óvulo+espermatozóide, possamos ver a repetição da evolução na gestação, que após 280 dias resulta no bebê recém nascido.

A comunicação dos humanos consigo mesmos usa três caminhos: 1.a circulação sangue e plasma; 2.os estímulos elétricos do sistema nervoso e 3.sonhos, idéias, palavras. A relação do feto com a mãe ocorre só pela circulação, através do cordão umbilical.

A evolução nos deixou com três cérebros que sugerem as partes de uma casa: aqueles milhares de produtos que circulam pelo sangue e pelo plasma são comandados pelo cérebro sáurio, o de lagarto, o alicerce. O segundo comanda o sistema nervoso, as paredes, e o terceiro, o humano, é comandado pelo córtex, o telhado. O equilíbrio dos três é que irá nos proporcionar uma vida e em especial um envelhecer saudável.

Para que o corpo seja saudável precisamos: 1. exercício muscular; 2.alimentação adequada em quantidade e qualidade e 3.amor, respeito, tolerância e por si mesmo e pelo outro.

O animal no humano é tratado como inferior, mas ele é o próximo. Para que eu possa dedicar amor, respeito e tolerância por pais, irmãos, cônjuges, filhos é indispensável que eu faça isso, antes, por mim mesmo, o animal e o humano. Se alguém que fuma ou se droga, é obeso, é sedentário ou usa de um veículo em velocidades perigosas para si mesmo e para os outros me diz que me ama e quer ajudar-me, sei que estou frente a um mentiroso pois o amor e a ajuda devem começar para ele mesmo.

O exercício diário e a alimentação saudável não carecem do outro como é o caso da necessidade 3. O voluntariado é uma necessidade para todos nós que desejamos tornarmo-nos velhos e não decrépitos. O vínculo consigo mesmo fica enriquecido na atividade com o outro. Desde o nascimento vivemos ligados aos nossos familiares. Nas etapas seguintes, escolas, trabalho e lazer, estamos sempre exercendo a função essencial dos mamíferos, que é viver em grupos. E chega o momento em que filhos partem em busca de seus caminhos, como nós fizemos com nossos pais. É nesse momento que vemos a importância de buscar e manter vínculos. Uma forma de obter essa atividade indispensável, aos que tem aninhos como a Maria Elena, ou anões, como eu, é o voluntariado.

As universidades instituíram a aposentadoria compulsória. Chegados aos 70 anos mestres são obrigados a abandonar a docência. Claro que há mestres que de fato nessa idade deixam de ter a capacidade que tinham antes. Mas que dizer de um Oscar Niemeyer proibido de ensinar?

Resumindo: amar a si mesmo só é possível se amarmos o próximo em nós mesmos e o próximo no outro, seja ele vegetal, animal ou humano. A prática do voluntariado possibilita receber, o que é indispensável, quando damos. Especialmente nós que já estamos na segunda metade de nossa viagem, depois dos 60, temos no voluntariado aquela família que já está navegando em outras águas. O que garante vínculos indispensáveis para evitar ser decrépito e garante que seremos velhos sem a desagradável companhia dos senhores Alzheimer e Parkinson. Avante, Parceiros Voluntários!


Sobre o Autor

Marcello Blaya Perez
Médico Psiquiatra, Fundador e Diretor da Clínica Pinel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Meu Presente pra você!

O Amor é Solidário,O AMOR É CONTAGIOSO.Vamor encher de amor o seu cantinho. O que esta esperando me leve com você


Tags

[Manual] COMO SER UM VOLUNTÁRIO (1) #transitomaisgentil (1) 20 Dicas Para o Sucesso (1) 25 de Novembro dia do DOADOR DE SANGUE (1) A Alegria Atrai o Amor (3) A colaboração: via de duas mãos (1) Agressão (1) Ama teu próximo como a ti mesmo (1) Amor (1) Apanhar (1) Aprender (1) Arthur Rompendo Limites (1) Ausente (Temporariamente) (1) BULLYING (1) China (1) CLIQUE ALIMENTOS - DEIXE A SOLIDARIEDADE TOCAR VOCÊ (1) Como ajudar as vítimas do terremoto no Haiti (1) Como Ser um Voluntário (1) Consulado Geral do Brasil em Nagoya (1) Copenhage (1) Coragem (1) Criança (1) Crianças Desaparecidas (1) CRIANÇAS NA INTERNET (1) Dedo (1) Deus (1) Dia Internacional do Voluntário - 05 Dezembro (1) DIA MUNDIAL DA SIDA (1) Disque Denúncia (1) Doar órgãos salva vidas (1) Doe para saber (1) Doe sua urina (1) Dormir de Barriga para cima é mais seguro (1) e você? (1) EUVI - © OFICIAL (1) Fechem o acordo (1) Feliz Ano Novo (1) Feliz Natal (1) FELIZ PÁSCOA 2010 (1) Fome (1) Força (1) Gazeta dos Blogueiros (1) Gentileza (1) Gera (1) gesto de amor (1) Gota (1) Haiti e o Mundo (1) Homem Animal (1) Incenriva Estudos (1) Joaquim (2) Ler (1) Levante-se e Faça a Sua Parte (1) Médico (1) Mulher (1) Mulher Consciente - Outubro Rosa (1) Mulheres com HIV são tema de documentário brasileiro (1) Nós Somos o Mundo (1) O AMOR É CONTAGIOSO (2) O Amor é Contagioso (Resenha) (1) O Amor é um Dom Supremo (1) o menino (2) O Mestre e o Escorpião (1) O Mundo que Sonhei (1) O Planeta é Voluntário (1) O que é a Dengue (1) O tesouro da vida (1) O Valor de um Sorriso (1) Oceano (1) Olimpiadas Solidária (1) Operação Sorriso (1) Outubro Rosa (1) Parabéns Mulher pelo seu Dia (1) paz (1) Precisamos de você para reconstruir o Haiti (1) Prêmio Exemplo Voluntário (1) Prosa (1) Repórter fala sobre a realidade Haitiana (1) Salvar Vidas (1) SEMANA BRASIL VOLUNTÁRIO 2009 (1) Sobre o laço cor de rosa leia esta história interessante (1) Solidariedade (3) Solidariedade - LUTO (1) sonho (2) TERAPIA DO SORRISO (1) Trabalho (1) Tragédia no Rio de Janeiro – Como ajudar (1) UM DEFEITO NA MULHER (1) Uma gota a mais de Saúde (1) Unidos (1) Violência (1) Violência Contra Mullher (1) Você pode ajudar o Haiti (1) Voluntariado: uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional (1)

LUTO - Tragédia no Haiti

Pacto pela Cidadania